Corpo & Cia Studio Pilates Corpo & Cia Studio Pilates Corpo & Cia Studio Pilates
Aulas Aula Experimental História do Pilates 10 motivos Benefícios Dúvidas Frequentes Famosos Gestantes Crianças Terceira Idade Solo X Aparelhos

Depoimentos Enviar Depoimento

História do Pilates

Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha em 1880. Era uma criança doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar varias formas diferentes de movimento durante toda sua vida. Na juventude estudou e se tornou especialista em cultura física, mergulho e ginástica.

Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1912, Joseph Pilates ganhava a vida na Inglaterra como lutador de boxe e como instrutor de defesa pessoal da polícia civil inglesa (Scotland Yard) e artista de circo.

Pilates e seu irmão juntaram-se a uma companhia de circo que realizou uma turnê por Londres quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial (1914), foi recluso no campo de concentração de Lancaster, por ser considerado inimigo estrangeiro. Todos os componentes da trupe foram confinados em um campo de prisioneiros, com outros compatriotas na ilha de Man. Nesse período atuou com enfermeiro e desenvolveu exercícios para manter a si e aos companheiros saudáveis. Usou as camas hospitalares e outros artefatos (cintos, lastros e molas) para fortalecer enfermos que ainda permaneciam deitados nas camas, onde iniciou o desenvolvimento dos primeiros protótipos dos aparelhos hoje conhecidos.

Em 1918 houve uma epidemia do vírus Influenza (gripe espanhola) dizimando milhares de ingleses e nenhum dos internos (enfermos) sob seu treinamento foram infectados. Anos depois, Pilates atribuiu a sobrevivência dos prisioneiros à epidemia por causa de seus exercícios, embora não existissem comprovações científicas na época.

Finalizado a guerra, retornou à Alemanha, onde continuou a desenvolver seu método, em primeiro lugar chamou atenção dos membros do mundo da dança, Rudolf Von Laban, que incorporou princípios de Pilates à sua técnica corporal, por existir um "vazio" existente nas peças de teatro e dança, buscando movimentos mais espontâneos e conscientes. Também recorreram a ele atletas inclusive o campeão de boxe dos pesos pesados, Max Schmeling. Mas, quando foi convocado pelo governo Guilherme II para treinar a força policial da cidade de Hamburgo, resolveu sair do país e escolheu imigrar para os Estados Unidos.

Em 1926, aos 46 anos, Pilates acompanhou o campeão mundial Schmeling a Nova York, com a promessa do representante do boxeador financiar uma academia naquela cidade. Na viagem de navio de Londres para Nova York, Pilates conheceu a enfermeira Clara e obtiveram afinidades por apresentar interesse pela saúde e como manter o corpo saudável, decidiram abrir um estúdio juntos e mais tarde acabaram se casando. Pilates e Clara abriram a academia na Oitava Avenida de Nova York, no mesmo prédio do New York City Ballet, velozmente atraiu a atenção de pessoas influentes na cidade, como Ruth St. Denis, Ted Shwn, Martha Graham (professora, bailarina e coreógrafa pioneira na dança moderna) e George Balanchine (fundador da School of American Ballet e diretor da Companhia que viria a ser o New York City Ballet, como é conhecido atualmente).

Nos anos 60, estudiosos de Pilates abriram seus próprios estúdios. Alguns se mantiveram fiéis a forma original (ortodoxa) dos ensinamentos, como Romana Kryzanowska, outros profissionais da primeira geração de discípulos, acrescentaram seus próprios conhecimentos com os princípios que receberam, entre eles: Carolla Trier, Ron Fletcher, Kathy Stanford-Grandt, Eve Gentry e Bruce King.

Joseph Pilates faleceu, em 1967 com 87 anos, em conseqüência de um incêndio em sua academia, na tentativa de salvar seus equipamentos, inalou uma quantidade excessiva de gases tóxicos.

“O condicionamento físico é o primeiro requisito para a felicidade”
(Joseph Pilates).







Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2669/301 - Esquina com Manoel Elias
Rubem Berta - Porto Alegre - RS - Fone (51) 3207.4242
corpoeciastudiopilates@hotmail.com
www.corpoeciastudiopilates.com.br
Horário de funcionamento: Seg. à Sex. das 7h às 21h. Sáb. das 9h às 12h.
RS Host - Desenvolvimento de Site Grátis com Hospedagem em Porto Alegre RS