Corpo & Cia Studio Pilates
Aulas Aula Experimental História do Pilates 10 motivos Benefícios Dúvidas Frequentes Famosos Gestantes Crianças Terceira Idade Solo X Aparelhos

Depoimentos Enviar Depoimento

Acupuntura Terapêutica

O que é a Acupuntura?
A acupuntura é uma ciência milenar que compõe um conjunto de práticas terapêuticas inspirada na Medicina Tradicional Chinesa.
Esta técnica consiste na estimulação de locais anatômicos sobre a pele – os chamados pontos de acupuntura ou acupontos - estes são os locais onde a energia que temos no corpo é mais eficazmente estimulada.

Qual o princípio terapêutico da acupuntura?
De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang.
Em um organismo sadio essa energia se mantém equilibrada, ativando os sistemas de sobrevivência intrínsecos para que o organismo possa continuar os seu trabalho natural de autocura. Porém, quando esse equilíbrio é rompido por algum fator determinante de doença, inicia-se o processo de adoecimento. O tratamento de acupuntura realiza um caminho de volta nesse processo, restabelecendo a harmonia perdida e devolvendo a saúde.
A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método da acupuntura estimule a liberação de substâncias como neurotransmissores e hormônios, que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo.
Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.

Quais as indicações deste tratamento?
É uma técnica utilizada como prevenção e tratamento de inúmeras doenças, é um método praticamente indolor, seguro e com eficácia comprovada por diversos estudos científicos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a prática de acupuntura um complemento da medicina moderna e divulga em seu site o percentual de eficácia dessa prática para a maioria das patologias conhecidas.

Porque são utilizadas agulhas?
As agulhas de acupuntura servem para estimular a energia dos meridianos através de sua inserção nos acupontos.
Elas são hastes metálicas muito finas (da espessura de um fio de cabelo) e flexíveis, em média possuem ¼ do diâmetro de agulha comum de coleta sanguínea.
Elas são inseridas de uma maneira muito rápida e muitas vezes imperceptível ao paciente. Isto garante que a sessão de acupuntura seja um momento prazeroso e acaba com o medo que alguns pacientes têm de sentir dor com a inserção de agulhas no corpo.

Quais as formas de estimular os pontos de acupuntura além das agulhas:
• Moxaterapia (bastões feitos de uma erva chamada Artemísia ou feitos de carvão, que ao serem queimados aquecem os pontos de acupuntura);
• Stipers (adesivos com pequenas quantidades de silício que são colados a pele);
• Ventosas (promovem uma sucção da pele, através do vácuo);
• Auriculoterapia (sementinhas coladas a pele);
• Eletroacupuntura (com ou sem agulhas)

Os principais benefícios da acupuntura são:
• Alivia as dores
• Ajuda no controle do peso
• Aumento da vitalidade e energia;
• Diminuição de sintomas da depressão e ansiedade;
• Diminuição do stress;
• Promoção do relaxamento;
• Diminuição dos distúrbios de sono e sonhos;
• Diminuição dos problemas hormonais;
• Regulação dos batimentos cardíacos;
• Melhora a circulação sanguínea;
• Auxilio no tratamento contra o fumo, álcool e drogas;
• Fortalece o sistema imunológico;
• Diminui a necessidade de usar remédios;
• Previne doenças;
• Aumenta a expectativa de vida;
• Suavização de estrias e celulites;
• Rejuvenescimento da pele.
• Portanto, a acupuntura tem a capacidade de recuperar o organismo como um todo, pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

Como é uma sessão de acupuntura?
O ambiente terapêutico é preparado com aromas e músicas suaves que harmonizam com as técnicas de acupuntura, criando um relaxamento profundo e uma conexão com o nosso interior.
Cada sessão dura em média 1 hora. Na sessão de acupuntura são utilizadas diversas técnicas em combinação com a técnica de agulhamento, conforme a necessidade do paciente.
Porém, em todos os pacientes, ao final da sessão são colocadas sementinhas na orelha, segundo a técnica de auriculoterapia.

Em média quantas sessões de acupuntura são feitas para resolver as queixas dos pacientes?
O Oriental diz que “em uma árvore, nenhuma folha é igual à outra”. Por esta razão, o tratamento difere de uma pessoa para outra. Essa questão, para ser respondida, depende do diagnóstico feito na consulta primeira consulta.

Como é feito o diagnóstico:
O diagnóstico é feito pela anamnese que consiste em um questionamento de diferentes aspectos da vida e da saúde do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, a cor e o aspecto da pele e da língua.
Dessa forma é possível avaliar a gravidade e o tempo de instalação da patologia e, principalmente a energia que o paciente disponibiliza para o tratamento.

Pessoas de que idades podem fazer acupuntura?
Ela pode ser feita por qualquer pessoa, desde crianças até idosos.

Quais as vantagens do tratamento por acupuntura?
A principal vantagem deste tratamento é a visão holística do paciente, ou seja, analisar o indivíduo como um todo, e sem separar seus aspectos fisiológicos dos emocionais.
Ela permite promover a cura através do próprio organismo da pessoa, de sua energia, sem a necessidade do uso de medicamentos ou outras técnicas invasivas e efeitos colaterais.




Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2669/301 - Esquina com Manoel Elias
Rubem Berta - Porto Alegre - RS - Fone (51) 3207.4242
corpoeciastudiopilates@hotmail.com
www.corpoeciastudiopilates.com.br
Horário de funcionamento: Seg. à Sex. das 7h às 21h. Sáb. das 9h às 12h.
RS Host - Desenvolvimento de Site Grátis com Hospedagem em Porto Alegre RS